Responsive Ad Slot

Latest

latest

Surto de doença de chagas atinge nove pessoas em Belém

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

/ by Xandico

Nove moradores dos bairros Marco, Guamá, Fátima, Souza e Sacramenta estão em tratamento da doença.

Casos de doença de chagas são registrados em Belém. Fonte de contaminação foi o consumo de açaí não higienizado. — Foto: Oswaldo Forte

Um surto de doença de chagas em Belém foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Nove moradores dos bairros Marco, Guamá, Fátima, Souza e Sacramenta foram notificados da doença e ainda devem ser diagnosticados.

De acordo com a Sesma, a provável fonte de contaminação são pontos de venda de açaí localizados na Feira da 25. Os pacientes estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Belém e já iniciaram tratamento em domicílio.

A Sesma disse, em nota, que não há transmissão pelo inseto barbeiro de doença de chagas em Belém e quetTodos os casos confirmados foram por ingestão de alimentos não higienizados adequadamente.

A Sesma informou que, em relação aos pontos, a Casa do Açaí já fiscalizou os estabelecimentos que são apontados como possíveis focos de contaminação. Até então, não foi verificada qualquer irregularidade nos locais, mas os estabelecimentos continuam em monitoramento.

Em 2019, já foram fiscalizados 2.218 pontos de venda em Belém e 24 já foram interditados. Na última quarta, a vigilância sanitária interditou quatro pontos de venda no bairro do Jurunas. Nove pontos de fabricação e venda de açaí foram fiscalizados no bairro.

De acordo com a Sesma, 143 estabelecimentos possuem o selo "Açaí Bom", concedido pela Vigilância Sanitária aos estabelecimentos que possuem licença de funcionamento e cumprem todas as normas higiênico-sanitárias.

Uma das técnicas previstas pela vigilância sanitária é o branqueamento - limpeza do fruto e lavagem em água a 80ºC por dez segundos para higienização a fim de evitar a contaminação do fruto por fragmentos ou fezes de barbeiros contaminados com Tripanossoma Cruzi, protozoário transmissor da doença de chagas.

Em 2019, foram notificados 126 casos suspeitos de doença de chagas, sendo 26 confirmados e uma morte registrada; seis casos ocorreram de forma isolada e outros vinte em cinco surtos.

A doença de chagas aguda é doença de notificação obrigatória e pode ocorrer em qualquer período do ano, mas a maior incidência em Belém se dá no segundo semestre, coincidindo com a safra e aumento do consumo de açaí.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo